domingo, 4 de abril de 2010

Lovara Riesling Itálico 2004

O vinho de hoje foi comprado na adega galiotto de Cabo Frio-RJ pelo preço entorno de vinte reais, no carnaval deste ano. Apesar de os vinhos brancos normalmente não servirem para guarda, arriscamos comprar essa da Lovara que nos dias de hoje a produção é supervisionada pelos enólogos da Miolo.
Vale dizer que na adega Galiotto os vinhos são armazenados adequadamente e eles possuiem uma boa variedade principalmente das vinícolas da serra gaucha!
Vamos ao vinho. Ele foi degustado juntamente de um espetacular bacalhau ao zé do pipo no almoço de Páscoa de hoje! Apresentou uma cor bem viva de amarelo-ouro, bem límpida. Como não houve passagem por barrica de carvalho, ao abrir a garrafa saltaram aromas bem frutados, como principalmente o maracujá! Ao fundo percebe-se um leve toque vegetal. Como característica da cepa, é um vinho branco fácil de beber bastante refrescante, mas com pouco corpo! dai a sua boa combinação com a cepa chardonnay que lhe garante o corpo nos espumantes!
é um vinho pra se apreciar descompromissado e a sua refrescância combina muito nos dias de mais calor! Pelo site da lovara, eles não trabalham mais esta cepa nos varietais, e se encontrarem por aí, podem comprar sem medo!!

3 comentários:

  1. Esse vinho é muito mais que isso aí, adquirindo uma boa complexidade nesses 6 anos. Pena que a Lovara denha descontinuado sua produção.
    Saudações,

    Pagliari

    ResponderExcluir
  2. Comentário de Jeriel do Blog Jeriel da Costa
    Lovara 2004
    Tenho aqui em casa uma garrafa do 2004 e acho que duas do 2007. É impressionante a diferença entre um e outro!! O 2004 é simplesmente um vinho que dou 88/89 pts. A sua descrição bate com a minha. Vc pode me informar se nessa "Adega Galiotto" ainda sobrou alguma coisa do 2004? ...aqui em SP já esgotou faz tempo.

    Para mim esse é o melhor Riesling Itálico que já provei.

    Já o 2007 fica uns dois ou três degraus abaixo. Outra coisa: gostei muito dos vinhos que vc degustou. Todos são detentores de preço-qualidade!! Vc corrobora a afirmação de que pode se beber bem sem gastar muito.

    Posso fazer um link de meu blog para cá?

    abraço


    Jeriel

    ResponderExcluir
  3. Comentário de um amigo do Jeriel:
    Armando,

    O seu blog já é um bom começo. Você escreve bem, não é muito breve mas também não escreve muito. A maioria dos blogueiros são breves, alguns demais pro meu gosto. Eu mesmo sou o inverso: escrevo muito e agora estou tentando escrever só o necessário. Escrevo sobre vinhos de qualquer valor, os mais caros são de alguns amigos abonados que às vezes me chamam para degustar, mas gosto mesmo é de escrever sobre chilenos, argentinos, brasileiros e uruguaios mais ou menos nesta ordem.

    Qto ao Lovara vou tentar um contato, porque tomei-o na casa de um amigo que tb o aprecia muito. Aqui em SP já esgotou faz tempo.

    ResponderExcluir