sábado, 1 de maio de 2010

Vinha Dourada Reserva 2005



Este é o primeiro comentário que faço para Confraria Brasileira de Enoblogs cujas publicações eu já acompanhava há um certo tempo, e fiquei muito feliz ao receber o convite para participar da confraria através do confrade Gil do blog Vinho para Todos e espero que minhas postagens ajudem a engrandecer a CBE, lembrando sempre que todas as minhas publicações são meras impressões de mais um enófilo no mundo dos vinhos que não têm nenhuma pretensão comercial nem mesmo profissional, somente mais um amante de vinhos que desejou externar sua opinião, bem como compartilhar suas "eno-experiências".
Desta forma para o mês de maio foi o seguinte tema: "
vinho tinto, elaborado com três uvas. Liberdade para escolher país e faixa de preços" proposto pelo confrade Daniel Perches do Vinhos de Corte.
Vamos ao vinho. Trata-se de um vinho português da região do Douro (D.O.C.), é um assemblage de 50% touriga-franca, 25% de touriga-nacional e 25% de tinta Roriz. Segundo rótulo da garrafa o vinho estagiou 6 meses em barricas de carvalho americano antes de ser engarrafado.
Na taça apresentou cor vermelha tendendo ao bordô com poucos tons tendendo a cor do tijolo, caracterizando um início de evolução. Da mesma forma apresentou lágrimas abundantes e aromas bastante frutados, principalmente frutas negras como amora e um quê de ameixa. Na primeira taça percebe-se a presença dos taninos não muito fortes, mas presentes principalmente com aquele sabor característico de pimentões verdes. Percebe-se levemente a presença de madeira com um suave aroma de baunilha que ajuda a equilibrar os aromas do vinho.
Na segunda taça após o vinho respirar um pouco, percebe-se um leve adocicado do vinho bem como se ressalta o sabor de amoras bem maduras que é aquela mistura do doce com um leve azedinho. Por fim trata-se de um vinho redondo onde a madeira e os taninos não são tão ressaltados e garantindo ao vinho um bom corpo. Considerando o valor pago pelo vinho na faixa de R$ 25 reais no supermercado Prezunic do Rio, com certeza foi uma ótima compra deste vinho que certamente tem um bom potencial de guarda talvez por 2 ou 3 anos.


2 comentários:

  1. Raul,

    que beleza contar com você e seu blog na CBE.

    Seja bem-vindo.

    Saúde!

    VPT

    ResponderExcluir
  2. Para mim é um prazer participar da confraria!!
    abracos

    ResponderExcluir