domingo, 16 de maio de 2010

Espumante Brut Arte Casa Valduga

O espumante que será comentado é da linha Arte da famosa Casa Valduga que é famosa pela produção de vinhos e espumantes prezando sempre pela qualidade de seus produtos e embora seja uma grande vinícola nacional passa sempre a impressão de ser uma vinícola bem familiar devido ao cuidado e esmero que têm com seus produtos.
Nas nossas últimas férias visitamos a vinícola gaúcha que possui uma imensa área para a produção de espumantes, sendo que eles só produzem pelo método tradicional.
Vamos ao espumante. Trata-se de um corte de 70% de chardonnay e 30% pinot noir. Depois de feito o vinho base, já na segunda fermentação o vinho ficou cerca de 12 meses em contato com as leveduras que possibilitam um tom mais amarelado ao espumante bem como a persistência do perlage.
Na taça apresentou uma com amarela bem viva se assemelhando bastante a cor de cerveja pilsen. Da mesma forma as borbulhas muito presentes e persistentes, bem como bastante espuma!
Na boca apresentou muito boa cremosidade envolvente, típica dos espumantes produzidos pelo método champenoise, e um leve aroma tostado, possivelmente de um curto estágio em barricas de carvalho, e vale dizer que a Casa Valduga só usa do carvalho francês. Nota-se também notas de frutas frescas talvez abacaxi (?).
É um espumante de médio corpo porém muito fácil de beber, sem contar aquela sensação de refrescância bem comum da bebida!!
Pela garrafa pagamos cerca de R$ 30 em uma adega na cidade de Cabo Frio - RJ, e como já comentei anteriormente até R$ 50 reais fuja dos espumantes importados, pois certamente você encontrará nacionais de muito melhor qualidade!!

2 comentários:

  1. Este é o melhor espumante nacional na sua faixa de preço!

    Evandro
    http://confraria2panas.sosblog.com

    ResponderExcluir
  2. Olá Raul, sou assessor de imprensa de 3 vinícolas nacionais e gostaria de lhe enviar informações sobre o mercado e produtos. Em qual e-mail poderia enviar? Teria como me passar seus contatos através do meu e-mail: ivan@textoassessoria.com.br
    Muito obrigado,
    Ivan

    ResponderExcluir