domingo, 9 de maio de 2010

A sabragem de espumantes!!


Muitos apreciadores dos "vinhos borbulhantes" não vêem com bons olhos a sabragem das garrafas pois acreditam que o ato de abrir brutalmente a a garrafa faz com que o gás carbônico presente saia mais rapidamente e o sabor do espumante acabe por ser alterado.
Pode até ser que isso ocorra, mas a sabragem é uma tradição que vem desde os tempos de Napoleão lá pelo século XVIII, que em clima de euforia, o general ao retornar de alguma batalha vitoriosa ou não como um grande admirador dos espumantes esse vinho era “merecido nas vitórias e necessário nas derrotas”.
Nos dias atuais essa tradição está presente nas comemorações por dar um tom charmoso e eufórico nas festas, pois afinal o espumante é a bebida da alegria.
Da mesma forma as grande vinícolas da serra gaúcha percebendo o interesse dos visitantes, mantém viva esta tradição e comumente nas degustações dos espumantes uma ou outra garrafa foi aberta pela sabragem. No meu caso não foi diferente, tanto na visita da Peterlongo, quanto da simpática vinícola Garibaldi da qual eu fiz este pequeno vídeo, houve a demonstração desta tradição Napoleônica.

2 comentários:

  1. Oi! desculpe, Napoleon é siglo XIX ;)

    ResponderExcluir
  2. mas vc se esqueceu que a revolução francesa ocorreu em 1789, e napoleão esteve no poder na franca a partir de 1799, portando século XVIII, logo não errei o que citei!! mas obrigado por acompanhar meu blog!!

    ResponderExcluir