sábado, 8 de maio de 2010

Miolo Reserva Merlot 2007

Este vinho é produzido pelo gigante grupo da Miolo com uvas originárias do vale nos vinhedos na serra gaúcha a qual visitei nas minhas ultimas férias e fiquei bastante impressionado com a estrutura da vinícola para o recebimento de turistas bem como a beleza ímpar da região.
Durante a visitação foram degustados vários vinhos sendo que fica a cargo do visitante a escolha pelos vinhos mais caros da vinícola ou os mais simples. Aquele que desejar degustar os mais caros paga o valor de 15 reais, valor este que é totalmente convertido em bônus para a compra no varejo da Miolo.
Vamos ao vinho, esta garrafa me custou R$ 23 no supermercado Mundial da Ilha, e este não é considerado um dos "top" da vinícola, mas está posicionado de maneira intermediária, pois a linha reserva da Miolo trata-se de um vinho produzido com mais cuidado tanto na seleção das uvas como na vinificação em si. Esta reserva estagia 50% em barricas de carvalho francês e americano e os outros 50% descansam em tanques de inox. Essa garrafa eu consumi em 01/04/10. Na taça apresentou muitas lágrimas com uma cor rubi bastante viva.
Possui um aroma bem frutato, de amoras e framboesas e taninos muito vivos, porém percebi um defeito que incomodou muito que foi álcool. O álcool estava se destacando muito apesar de sua graduação ser de 13% ele se destacava tanto no nariz quanto na boca.
No fim de semana passado degustei uma garrafa do volpi merlot da Salton e achei o vinho muito mais redondo sem o álcool incomodar!! E olha que é um vinho da mesma faixa de preço do reserva da Miolo. Talvez de outra safra o vinho esteja mais redondo, mas sinceramente não gostei deste,

2 comentários:

  1. Raul, esse problema do álcool eu já encontrei em outros vinhos e de outras safras na linha RESERVA da Miolo. INclusive nas duas últimas safras em que produziram o Pinot NOir ele estava com esse defeito também.

    Você tem razão quanto ao Volpi.

    Saúde!

    ResponderExcluir
  2. tenho outra garrafa da chardonay da mesma linha reserva, espero que não tenha este defeito do álcool!!

    ResponderExcluir