terça-feira, 1 de junho de 2010

Espumante Terranova Brut

Este é o meu segundo comentário que faço para a Confraria Brasileira de Enoblogs da qual comecei a participar no mês de maio a convite do Gil do Blog vinho para todos.
Para a postagem do mês de maio o tema escolhido foi "Espumante produzindo no nordeste", tema escolhido pela confrade Fabiana Andrade do blog vim,vinho,venci.
Confesso que senti um pouco de dificuldade em encontrar algum espumante do tema proposto que não seja doce, uma vez aprecio principalmente os bruts e extrabruts, além daqueles produzidos pela casta prosecco.
Desta forma não tive como fugir e resolvi degustar o Terranova Brut produzido pela vinícola Ouro Verde que pertence ao grupo da gigante Miolo.
Antes do espumante falarei um pouco da região do Vale do Rio São Francisco que acabou por ser uma nova região brasileira produtora de uva, principalmente das uvas que produzem os vinhos de mesa e o grande emprego de tecnologia para os vinhedos. Vale destacar que se trata da única região do mundo que produz 2 safras e 1/2 de vinho do mundo.
Talvez este seja um problema para o produto final, visto que as parreiras não ficam com um período de "descanso", o que ocorre nas regiões produtoras tradicionais.
Vamos ao vinho. Trata-se de um espumante produzido somente com uvas brancas como a chenin blanc, sauvignon blanc e verdejo, sendo que o site da vinícola não informou o percentual de cada casta.
Na taça o espumante apresentou uma cor amarela bem clara quase transparente com alguns tons esverdeados. Apresentou ainda pouca espuma, perlage bem fina e com muito pouca persistência.
Apresentou um aroma bastante floral destacando-se principalmente os de flores do campo.
Na boca apresentou pouca fruta, principalmente se destacando as cítricas como limão e laranja.
No retrogosto um amargor que incomodou bastante, fazendo com que na segunda taça o espumante já ficava bastante enjoativo até difícil de beber. Parece até um pouco contraditório o que vou dizer, mas nem parecia um brut, o retrogosto meio doce indo ao amargo, até meio complicado de se descrever, dificultou muito a degustação ficando muito enjoativo mesmo, tanto que eu e minha esposa tivemos dificuldades de beber a garrafa inteira, e olha que somos fãs dos espumantes.
Pagamos cerca de 18 reais pela garrafa que certamente não compraremos mais. Infelizmente um espumante do nordeste que não me agradou nem um pouco, principalmente pela sensação de amargor que me incomodou bastante. Definitivamente não recomendo a compra!!

12 comentários:

  1. Raul,

    Você acredita se eu disser que este Terranova é um dos campeões de vendas para festas de casamento, formatura e 15 anos aqui no Recife?

    Quando as pessoas me perguntam se estão certas em escolher este espumante, minha resposta é sempre a mesma: na dúvida, compra um da Salton que é mais negócio... Infelizmente nós aqui no Nordeste ainda temos que apelar para a produção do Vale dos Vinhedos mesmo.

    Grande abraço,

    Fabiana Andrade
    http://vimvinhovenci.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. é Fabiana o marketing é tudo!!eu tb prefiro mil vezes os espumantes da Salton!! e infelizmente nao me agradou este produzido no nordeste!!

    ResponderExcluir
  3. Não concordo de forma alguma com os comentários. Acredito que vocês não estão abertos a novos sabores. A uva produzida no Vale do São Francisco sofre uma incidência solar ímpar, deixando as uvas muito mais suculentas e saborosas. O Salton é um ótimo espumante, mas não podemos deixar o "bairrismo" minimizar as qualidades de outros produtos, até porque a MIOLO é uma empresa essencialmente gaúcha, que buscou novos mercados e sabores no Nordeste, findando em produtos excelentes como os espumantes TERRA NOVA, seja o Brut, Moscatel, Rosé, etc. Podemos comparar a culinária nordestina com a do sudeste ou do sul. Cada uma tem sua característica e peculiaridade, mas temos que adimitir que a culinária nordestina é muito mais forte em temperos e em sabores. A culinária paulista, por exemplo, agrada a todos pela sua versatilidade e suavidade. Já a nordestina é para quem gosta de fortes emoções e aventuras. Igualmente ao sol que ilumina todos os dias de nossas vidas, tudo que sentimos é com muita intensidade. Portanto, quando for degustar um espumante ou vinho do Vale do São Francisco, sintam toda a força do trabalho do agricultor, do sol maravilhoso resplandecendo nessa terra, da água do Velho Chico no pé de cada planta e na perseverança de um povo cada vez mais antenado e empenhado em proporcionar aos seus visitantes os melhores dias de suas vidas.
    Este é um depoimento de uma recifense que adotou PETROLINA como sua cidade natal e que vive dia a dia todos os seus problemas, dificuldades e, principalmente, a MARAVILHA que é viver nessa CIDADE DE TODOS NÓS!!!!!!!

    ResponderExcluir
  4. tambem estou de acordo com o comentario da MARIA AUGUSTA, ADORO, ADORO, OS ESPUMANTES DA LINHA TERRA NOVA, PREFIRO ATÉ O TERRANOVA ESPUMANTE MOSCATEL, MARAVILHOSA DEGUSTACAO CONFORME RELACIONO ABAIXO
    Aroma
    Aroma intenso, fresco e floral, característico das uvas aromáticas moscatéis.

    Descritores do Aroma
    - Jasmim
    - Gerânio
    - Flores silvestres brancas
    - Mel
    - Cítrico
    - Guaraná
    - Tutti-frutti
    - Melão

    Sabor
    Leve e doce ao paladar, com um final de boca jovial e refrescante.


    NA TEMPERATURA QUE VIVEMOS É ÓTIMO, PODE SER SERVIDO EM TODAS AS OCASIOES QUE SE EXIGE UM AUTENTICO PALADAR, EXPERIMENTEM VCS VAO AMAR

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. http://www.miolo.com.br/noticias/espumante-terranova-e-medalha-de-ouro-na-franca/

    ResponderExcluir
  7. Engraçado que aqui no Rio Grande do SUL, o Salton é tido como um espumante inferior, utilizado em festas de pessoas de menor poder aquisitivo, e o Terranova, por outro lado, muito apreciado em coquetéis e ocasiões em que a bebida é mais degustada.

    ResponderExcluir
  8. De forma alguma quero ser desrespeitoso com alguem, mas este Salton é horivel!

    ResponderExcluir
  9. Tudo é gosto, por isso adoro o Terranova e não gosto do Salton e ponto final.

    ResponderExcluir
  10. Prefiro mil vezes o espumante Terranova a qualquer outro da Salton... não acho enjoativo, embora eu prefira extra seco. Custo x beneficio compensa comprar Terranova ! Coloração quase branca e isso me agrada muito !!!

    ResponderExcluir
  11. Vou degustar novamente para sanar a dúvida! Mas repercutiu muito bem a primeira degustação!

    ResponderExcluir